contact@aopi.org Friday - December 14,2018

Consultor defende alargamento da base tributária em Angola


Consultor defende alargamento da base tributária em Angola

O alargamento da base tributária é uma medida que ajuda o crescimento das receitas bem como o controlo das fontes de receitas através de uma boa fiscalização, defendeu, em Luanda, o consultor para política fiscal, Carlos Lobo.

O alargamento da base tributária é uma medida que ajuda o crescimento das receitas bem como o controlo das fontes de receitas através de uma boa fiscalização, defendeu, terça-feira, em Luanda, o consultor para política fiscal, Carlos Lobo.

De acordo com Carlos Lobo, que falava num encontro com os jornalistas sobre "reforma tributária impactos e desafios", consta das medidas que concorrem para elevar a receita tributária o aumento da base de impostos. Outra medida vantajosa que ajuda na fonte de tributação é o Imposto Predial Urbano e Ambiental.

Segundo o consultor do governo angolano para políticas fiscais, os recursos financeiros captados pela reforma fiscal não servirão para compensar totalmente a perda de receitas que se verificam com a queda significativa no preço do petróleo no mercado internacional.

"Os contribuintes devem pagar os seus impostos e o Estado, por sua vez, legislar convenientemente o pagamento dos mesmos", considerou.

A reforma tributária em Angola teve início em 2011 e visa arrecadar receitas fora do sector petrolífero.

Fonte: africa21digital.com

COMENTÁRIOS