contact@aopi.org Wednesday - December 19,2018

Inventariação prevê que Angola produza 1,8 milhões de barris de petróleo/dia em 2015


Inventariação prevê que Angola produza 1,8 milhões de barris de petróleo/dia em 2015

Uma inventariação feita poço a poço, para aferir a produção petrolífera esperada por Angola em 2015, resultou numa previsão de produção de 1,8 milhões de barris por dia, disse o ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial.

O ministro Job Graça disse ainda que aquela produção representa um acréscimo de 9,8% relativamente à registada em 2014, que ascendeu a uma média diária de 1,671 milhões de barris.

Job Graça disse também que, além do sector petrolífero, procedeu-se “a uma avaliação rigorosa do que vai acontecer nos sectores agrícola, da construção, indústria e serviços mercantis” que, no conjunto, representam cerca de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

“É essa contabilização, prosseguiu o ministro, que assegura estarmos próximos de 6,6% quanto à previsão da taxa de crescimento real do PIB.”

Job Graça sublinhou a importância de combinar os instrumentos de política fiscal e monetária de tal modo que os meios de pagamentos cresçam, nesse período, a uma taxa que considerou consistente, concretamente à taxa de crescimento nominal do PIB, que deverá rondar 14,8%.

Fonte: Macauhub

COMENTÁRIOS