contact@aopi.org Friday - December 14,2018

Angola vai ter índice de preços do consumidor


Angola vai ter índice de preços do consumidor

O Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano lançará em março um "índice de preço do consumidor", anunciou, quarta-feira, em Luanda o seu diretor-geral, Camilo Ceita.

O responsável falava à margem do Workshop sobre o tema "A importância das estatísticas no apoio ao Desenvolvimento", enquadrado nas comemorações do Dia Angolano de Estatística (6 de Fevereiro).

O INE vai deixar de recolher somente preços para Luanda e passará a fazê-lo para as 18 províncias.

Segundo Camilo Ceita, é objectivo do INE aumentar a cultura estatística, como deve ser utilizada e produzida para que todos saibam usar este instrumento valioso para planificação e desenvolvimento.

Por outro lado, disse ser objectivo do encontro, realçar a importância das estatísticas como instrumento de apoio ao serviço das sociedades, promovendo assim um desenvolvimento cada vez mais sustentável.

Estão em análise no evento, a metodologia da produção do índice de preços ao consumidor, a cartografia como instrumento de apoio à produção estatística, a apresentação das contas preliminares de 2013 e as estatísticas de conjuntura económica.

Fonte: africa21digital.com

COMENTÁRIOS