contact@aopi.org Friday - December 14,2018

Banco Nacional de Angola vai desenhar novas moedas


Banco Nacional de Angola vai desenhar novas moedas

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai assumir o desenho das moedas de 50 e 100 kwanzas alusivas aos 40 anos da independência nacional, para substituir notas de igual valor, depois de falhado o concurso público, anunciou a instituição.

Em comunicado divulgado segunda-feira, o banco central informa que “nenhuma das propostas apreciadas reunia os requisitos adequados ao tema”, no âmbito do concurso para a concepção das duas novas moedas, que decorreu durante todo o mês de Janeiro.

Por esse motivo, o banco afirma que se reserva “o direito de desenvolver uma proposta de imagem” para uma das faces a utilizar nestas moedas.

O concurso estava aberto a todos os residentes em Angola e previa a selecção dos motivos visuais da face das duas novas moedas metálicas, sendo o mesmo conduzido pela União Nacional de Artistas Plásticos, integrando ainda elementos do Ministério da Cultura e do BNA.

O banco central angolano prepara a introdução das novas moedas com o valor facial de 50 e 100 kwanzas até Novembro deste ano, data em que se assinalam o 40º aniversário da independência angolana.

Angola passará a contar, até ao final de 2015, com sete moedas diferentes e cinco notas.

Fonte: Macauhub

COMENTÁRIOS