contact@aopi.org Thursday - December 14,2017

Venda de divisas cai e kwanza volta a desvalorizar


Venda de divisas cai e kwanza volta a desvalorizar

De acordo com o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, do BNA, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso, o banco central angolano realizou vendas em leilões, entre 2 e 6 de março, de 399,4 milhões de dólares (370,5 milhões de euros), menos 33,5% face à semana anterior.

As vendas da primeira semana de março pelo BNA foram concretizadas a uma taxa média de referência do mercado cambial interbancário de 107,417 kwanzas (93 cêntimos de euro) por cada dólar, um novo máximo.

Esta taxa de câmbio oficial não pára de subir desde novembro, quando um dólar valia menos de 100 kwanzas.

Em causa está, sobretudo, a diminuição de receitas de venda do barril de crude por Angola, o que fez diminuir a entrada de divisas no país, provocando a escassez de dólares no mercado e dificultando o pagamento das empresas a fornecedores internacionais.

Devido às restrições impostas pelos bancos comerciais no levantamento de divisas, face à escassez da moeda norte-americana, as taxas praticadas no mercado informal têm vindo a disparar, com a compra de cada dólar a manter-se acima dos 120 kwanzas nas ruas de Luanda.

O governador do BNA afirmou, a 6 de fevereiro passado, que "antecipações erradas" da crise do petróleo por agentes económicos estão na origem das dificuldades no acesso a divisas, porque as vendas mensais fixam-se, em média, nos 1.500 milhões de dólares.

Fonte: Notícias ao Minuto

COMENTÁRIOS