contact@aopi.org Thursday - December 14,2017

Banco Nacional de Angola aumenta taxa de juro de referência para 9,25%


Banco Nacional de Angola aumenta taxa de juro de referência para 9,25%

A principal taxa de juro do Banco Nacional de Angola – taxa BNA – foi aumentada um quarto de ponto percentual para 9,25% ao ano, no decurso da mais recente reunião da Comissão de Política Monetária da instituição.

A mesma comissão decidiu ainda aumentar a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez igualmente em um quarto de ponto percentual para 10% e manter a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez em 0% ao ano.

No comunicado em que anuncia as decisões, o Banco Nacional de Angola informa que em Fevereiro a taxa de inflação mensal, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da província de Luanda, foi de 0,76%, superior em 0,27 pontos percentuais à do período homólogo de 2014.

No mesmo mês, a taxa de inflação situou-se em 7,73%, superior em 0,29 pontos percentuais comparativamente ao mês anterior.

Igualmente em Fevereiro, os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 1831 milhões de dólares no mercado cambial, das quais 1645 milhões de dólares ao BNA e o restante aos respectivos clientes.

No mercado cambial primário, a taxa de câmbio média de referência depreciou-se 2,02% face ao mês anterior, tendo-se situado em 106,276 kwanzas por dólar dos Estados Unidos da América.

Source: Macauhub

COMENTÁRIOS