contact@aopi.org Friday - December 14,2018

Ebola Altera Lista de Participantes na Cimeira E.U.A ? África


Ebola Altera Lista de Participantes na Cimeira E.U.A ? África

Numa investida dos Estados Unidos de América de reconquistar África, principalmente no concerne a economia e negócios, a primeira cimeira entre os E.U.A e o continente Africano acaba de sofrer recaídas – ausência de pelo menos dois líderes convidados por consequência do alastramento do vírus do ébola na região Ocidental de África.

Enquanto a China, a maior parceira de negócios de África nos últimos 5 anos, já organizou 5 cimeiras desde início da década, os Estados Unidos começa 14 anos depois de forma agressiva - “Mais vale do que nunca”.

Boa parte dos líderes Africanos já se encontram em território Norte-Americano. Contudo, não é o caso dos Presidentes da Serra Leoa e Libéria depois de terem acordado participar numa reunião de emergência com o homólogo da Guiné-Bissau.

O encontro fornece aos líderes dos Estados Unidos uma oportunidade para definir um novo começo nas relações. Certamente que os líderes ausentes enviaram os seus representantes, mas as notáveis ausências reduz o poder de barganha nas negociações que empresários daqueles países teriam nos diversos encontros de negócios que acontecerão durante o evento.

AOPI©2014

 


 

Nota: O programa Ritmo Económico na Rádio Kairós Emissora Metodista de Angola (98.4 FM), dia 7 de Agosto apresentará um debate sobre a Cimeira, numa perspectiva Econômica.

No dia 8 de Agosto, no programa Ritmo Africano na Rádio UnIA (92.3 FM), Universidade Independente de Angola André Mussamo vai liderar um diálogo sobre o Balanço da Cimeira EUA-África e significado que esta representa para o continente.

COMENTÁRIOS