contact@aopi.org Friday - December 14,2018

Angola encomenda navio de carga a estaleiro galego por 15,7 milhões


Angola encomenda navio de carga a estaleiro galego por 15,7 milhões

O negócio insere-se na implementação de um projeto para reduzir o tempo de viagem para o enclave de Cabinda.
O Governo angolano encomendou a um estaleiro da Galiza (Espanha) a construção de um navio de transporte de carga e viaturas pesadas para ligar Luanda e Cabinda, um negócio de 15,7 milhões de euros.
De acordo com um despacho presidencial de 29 de dezembro, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a construção do navio de carga do tipo 'roll-on roll-off' foi adjudicada aos estaleiros Francisco Cardama, de Vigo, na Galiza.
O navio vai garantir o transporte de contentores, carga geral, camiões e atrelados na ligação marítimo-fluvial entre Luanda (capital), Soyo (província do Zaire) e Cabinda, esclarece o mesmo despacho, assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
O negócio, conduzido pelo Ministério dos Transportes, está avaliado em 1,9 mil milhões de kwanzas (15,7 milhões de euros) e insere-se na implementação do projeto "Serviços de Cabotagem para o Norte de Angola", que pretende reduzir o tempo de viagem para o enclave de Cabinda.
Trata-se do segundo contrato de aquisição de navios para assegurar a mesma ligação a Cabinda no espaço de uma semana, depois de confirmada a encomenda, também pelo Ministério dos Transportes, de um 'ferryboat' ao estaleiro holandês Damen, por 13 milhões de euros.
A província de Cabinda dista cerca de 60 quilómetros do restante território, sendo as ligações diretas a partir de Angola apenas possíveis por via marítima e aérea.

Fonte: Diário de Notícias

COMENTÁRIOS